Bem-vindX ao Twitter Chat!

As vantagens do Twitter Chat para uma marca são muitas, mas esta é a principal: promover uma conversa em tempo real sobre um tema exclusivo para a sua comunidade! É sem dúvida uma das formas mais criativas de fortalecer e aumentar o número de seguidores da sua marca e de partilhar informação entre vários convidados e participantes num evento rápido e virtual. Existem Twitter Chats dedicados a áreas específicas como tecnologia, educação, marketing tais como o  #twittersmarter, o #EduSummitEU e o #twitterchatpt.

A boa notícia é que este evento não exige dress code e as regras de etiqueta são um bocadinho diferentes. Mas é preciso chegar a horas e estar com muita atenção. Mas afinal, que evento imperdível é este a que chamam de “Twitter Chat”? E quais são as vantagens do Twitter Chat para a sua marca?

Mas o que é um Twitter Chat?

É um evento único. E quando digo único é mesmo essa a palavra certa. Um Twitter Chat é uma conversa sobre um determinado tema, com hora e data marcada. E mesmo que o tema seja falado noutro Twitter Chat, cada uma destas conversas é única pois terá convidados, participantes, perguntas e respostas diferentes. 

Podem ser vários os temas a abordar mas a #, essa, só há uma. Enquanto anfitriã, a marca deve escolher uma hashtag que será utilizada por toda a gente que irá participar no Twitter Chat.

Normalmente também há um convidado especial e os participantes podem ser… Bem, qualquer um dos mais de 300 milhões de utilizadores que utilizam esta rede diariamente. Certo que nem todos falarão português, se for essa a língua escolhida para falar durante o Twitter Chat, mas as perspetivas são boas na mesma!

A verdade é que são inúmeras as vantagens do Twitter Chat para uma marca. Aliás, este seria um tema incrível para um Twitter Chat (deixem-me até apontar aqui num post it para não me esquecer…). Comecemos então:

Ver e ser visto, literalmente. E virtualmente.

Quando fazemos scroll, vemos o que alguém publica. Só isto já é muito valioso para conhecer as tendências, novidades, analisar a concorrência e encontrar parceiros.

Mas quando publicamos, somos vistos. Esta é a primeira vantagem: aumentar a notoriedade da marca. Organizar um Twitter Chat não só cumpre esse propósito como coloca a marca num patamar mais elevado, ao estar presente numa rede onde o público-alvo também está e por abordar temas do seu interesse. 

Mesmo que a marca não seja especialista em determinado tema, não faz mal! Basta convidar alguém que seja e fazer perguntas que tragam valor para os participantes.

Reagir, rir, sorrir e acenar

Uma marca também ri! E faz rir. Sente, partilha emoções e pode expressar-se através de GIFs!

Não nos podemos esquecer que um dos objetivos das redes sociais é ser um espaço de entretenimento. A sua marca pode criar os seus próprios GIFS ou partilhar outros já existentes. Emojis, frases, imagens, vídeos, tudo contribui para criar uma conversa rica em conteúdo e que ficará registada nos Twitter Moments que são geralmente partilhados depois de um Twitter Chat. Ora veja este exemplo:

Twitter Moments do #twitterchatpt com a Social Ninjas

Mas antes disso, a conversa começa com um simples “olá”. Cumprimentar os participantes costuma ser uma das regras da casa que são partilhadas logo no início de cada Twitter Chat. E também costuma haver um Icebreaker. Outra regra, esta ditada pelo Twitter em si, diz que só se podem escrever 280 caracteres em cada Tweet, mas não há limite para o número de Tweets. 

Ah e o # tem de estar em todas as respostas e perguntas. Repito, o # tem de estar em todo o lado!

Estar presente, de corpo, ecrã e alma

Uma das principais vantagens do Twitter Chat para uma marca é a possibilidade de conversar com a comunidade. Uma conversa tem dois sentidos e estar atento ao que as pessoas do outro lado respondem permite aumentar a interação e conhecer melhor o público-alvo.

Somos todos humanos por detrás dos ecrãs e por isso esta é uma excelente forma de mostrar que a marca também sabe comunicar e compreende as emoções e preocupações dos seguidores. 

É também uma oportunidade de aprendizagem e de ter feedback direto sobre as iniciativas da marca. 

Criar uma comunidade

No Twitter Chat, todos os participantes são VIP – Very important People para a sua marca. 

Aqui é possível alcançar um segmento do público-alvo interessado na marca, estar em contacto com os seguidores mais leais e até conhecer potenciais parceiros. Ou seja, é uma das melhores formas de criar uma comunidade forte, estável e duradoura. 

E dizem que amigos conhecem outros amigos, por isso, organizar um Twitter Chat pode ser uma forma de receber mais e mais pessoas que vêm conversar sobre um determinado tópico. Por isso é que é tão importante monitorizar a hashtag criada pois será esse o elo de ligação entre toda a gente. 

Vamos a isso?

Existem várias estratégias para as redes sociais e o Twitter Chat é uma das mais valiosas. Se gostaria de saber se esta seria uma boa solução para a sua marca, entre em contacto connosco. Podemos ajudar a escolher a melhor hashtag, o melhor dia e hora e também a criar e responder aos Tweets da sua marca.

77% dos utilizadores do Twitter sentem-se mais satisfeitos quando uma marca resopnde aos tweets

 

 

 

 

 

 

 

Se gostaria de participar num Twitter Chat primeiro, temos um convite para si e para a sua marca! Fique atento ao nosso Twitter em @socialninjas_ ou subscreva a nossa newsletter.

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *