A importância do Content Manager na estratégia de marketing de uma marca

O content manager é o responsável pela estratégia de conteúdo de uma marca, que irá criar uma relação forte e duradoura com o seu público-alvo. 

Mas qual será o principal desafio? Quais as competências que são necessárias para desempenhar esta função? Como é o seu dia-a-dia?

Conhecer a marca

A primeira tarefa de um content manager é assumir a identidade da marca que representa: os seus valores, o tom de voz com que comunica e a sua missão e objetivos.

A estratégia de marketing de uma marca pode até incluir diversos objetivos e o plano de conteúdos é o que define o caminho para os concretizar, seja através da criação de casos de estudo ou artigos de blog, publicações de cariz institucional no LinkedIn ou histórias interativas no Instagram. 

O importante é ir de encontro ao que o público-alvo procura, gosta e precisa. Neste contexto, é preciso contemplar diferentes segmentos de conteúdo, tais como partilhar as vantagens dos produtos, dicas de lifestyle, sustentabilidade, entre outras. O conteúdo é também uma forma de destacar a marca e de a diferenciar de outras empresas concorrentes. 

Para tal, é necessário conhecer bem a marca para comunicar da maneira mais adequada. É através da criação de uma Brand Persona e respetiva definição da sua forma de comunicar que se torna possível estabelecer um plano de comunicação consistente.

Alcançar o público-alvo

Mas como alcançar o público-alvo? Quais as redes sociais que utiliza? Com que frequência visita o feed do Facebook ou Twitter durante o dia?

À semelhança da Brand Persona, a criação da Buyer Persona ajuda a compreender melhor quem são os consumidores da marca e quais os seus valores e preferências. Neste contexto, é importante ter alguns dados demográficos que possam ajudar a encontrar o público-alvo bem como conhecer os seus hábitos digitais e a forma como procuram produtos e informações.

As redes sociais são um canal de comunicação mais rápido e direto. Por outro lado, os artigos de blog podem ser mais indicados para partilhar todas as vantagens de um determinado produto de forma mais detalhada. O email marketing também pode ajudar a chegar mais perto do consumidor. 

Mas para comunicar da melhor forma possível, é preciso definir o conteúdo que irá ser partilhado, sendo esta a principal tarefa do gestor de conteúdos.

Definir conteúdos

Antes de começar a criar o conteúdo do próximo mês, quinzena ou semana, é preciso analisar o que resultou melhor no planeamento anterior e o que pode ser otimizado. De seguida é preciso verificar se existem novidades a incluir, como por exemplo uma campanha especial dedicada a celebrar determinados dias comemorativos. Mesmo depois de o planeamento estar pronto, pode ser preciso ajustar os conteúdos devido a uma alteração de última hora ou eventuais imprevistos que possam aparecer.

 

De forma a encontrar o melhor formato para o conteúdo a ser promovido, seja uma publicação nas redes ou um artigo de blog, um content manager tem também de ter conhecimento mais técnico sobre diferentes tipos de conteúdo. Uma das suas principais ferramentas é a implementação das melhores práticas de SEO. Depois, a criatividade e organização são sem dúvida algumas das competências que um content manager precisa de ter.

Em qualquer uma das fases da criação de conteúdos, organizar uma sessão de brainstorming pode ser um contributo essencial uma vez que  o designer pode sugerir diferentes tipos de conteúdos visuais enquanto o gestor de comunidades pode partilhar os resultados e as principais tendências atuais. 

O trabalho de equipa é uma peça indispensável para a criação da melhor estratégia de marketing para uma marca. Como tal, é também um dos momentos que mais valorizamos no nosso dia-a-dia na Social Ninjas. 

Saiba mais sobre a nossa equipa e a nossa forma de trabalhar e contacte-nos.

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *