Como preparar a campanha de Natal da sua marca

O melhor truque para preparar a campanha de Natal em 2021 para a sua marca é ter promoções únicas que criem uma vontade irresistível de cantarolar All I want for Christmas.

A pensar nos detalhes específicos desta época tão especial, reunimos um conjunto de ideias para que a sua campanha seja um verdadeiro hit de Natal.

1. Tire partido das campanhas anteriores

Realizar uma boa campanha de Natal exige preparação, mas não precisa de começar do zero. Se já teve campanhas a decorrerem na Black Friday e/ou Cyber Monday, já tem meio caminho andado para ter bons resultados com a sua campanha natalícia. Basta relembrar os 6 passos essenciais que pôs em prática na preparação destes eventos.

Pode aproveitar os mesmos contactos de email marketing e ainda os mais recentes. Também pode ver quais foram os produtos mais vendidos durante a Black Friday e no Natal passado para saber quais os produtos mais procurados nesta época do ano.

É um pouco semelhante à ideia de ir à arrecadação buscar as decorações de Natal. Há sempre enfeites que podem ser reutilizados, enquanto outros precisam de ser substituídos ou atualizados. O importante é não deixar tudo para último e preparar o Natal com alguma antecedência.

2. Tenha em conta o contexto atual

Dado o contexto atual em que vivemos, sugerimos que ajuste as suas campanhas para o digital e aposte em produtos que satisfaçam as necessidades dos seus clientes, de acordo com as suas novas prioridades. 

Segundo este estudo da Salesforce, as preferências de consumo sofreram algumas alterações devido à pandemia e o novo top 3 das categorias de compras a nível mundial são produtos de gaming, beleza e eletrónica.

O mesmo estudo refere ainda que o comércio online teve um aumento de 30% a nível mundial. Este aumento pode ser uma boa oportunidade para conhecer melhor o seu público-alvo em termos demográficos para, posteriormente, segmentar melhor as suas campanhas de marketing. 

Se as vendas da sua empresa diminuíram devido à pandemia, aproveite esta época em que os consumidores estão mais propensos a comprar, para os convencer de que a sua marca tem os produtos que eles procuram. Ao permitir compras online de forma simplificada, também está a proteger os seus clientes e funcionários e a incentivar um Natal mais seguro e saudável!

3. Crie uma landing page específica

Lembra-se de, quando era criança, fazer círculos nos catálogos de brinquedos, à volta dos presentes que queria receber? Se pensarmos bem, a maior parte desses produtos costuma estar disponível todo o ano. Mas, o facto de existir um catálogo de Natal dedicado exclusivamente a brinquedos, parecia tornar os produtos mais atrativos. 

Por isso, é essencial criar uma landing page natalícia no seu site. Considera-a o seu catálogo ou montra de Natal, que convida os seus clientes a entrar e a descobrir mais. 

Coloque apenas o essencial e destaque as promoções através de botões atrativos com um código promocional bem visível e uma chamada para a ação eficaz. Aproveite e coloque um pop-up de saída onde os clientes possam deixar o email. Não se esqueça de verificar que o seu site está apto para um aumento de tráfego e que é compatível com todos os dispositivos.

4. Decore a sua campanha de Natal

Manter o mesmo design que utiliza durante o ano durante esta época especial é como ter uma árvore de natal sem enfeites nem luzes. Crie um template e aposte num design que reflita que o Natal chegou!

Isto também se aplica aos conteúdos não comerciais. Divulgar as promoções é importante, mas devem ser intercaladas com conteúdos atrativos que acrescentem valor ao consumidor. Crie um guia de presentes, tutoriais e artigos que mostrem que a sua marca está pronta para celebrar o Natal junto dos seus consumidores. 

Ao publicar estes guias também irá aumentar as probabilidades de o seu site aparecer mais facilmente na pesquisa orgânica nos motores de pesquisa. Pense em quem são os seus clientes: no seu género, faixa etária, interesses e selecione as palavras-chave que estes usarão para pesquisar os seus produtos no Google. Também pode optar por fazer uma campanha de Google Ads, sendo uma excelente hipótese para alcançar novos clientes.

5. Faça promoções irresistíveis

Há quem goste de abrir uma janela do calendário do advento e comer um chocolate por dia e há quem goste de comer os chocolates todos no mesmo dia! Aproveite, e faça promoções para ambas!

Pode criar ofertas diárias ou cupões para produtos ou categorias específicas, com descontos válidos durante toda a época de Natal. 

Se optar por promoções com tempo limitado, apresente quantos dias faltam para a campanha terminar ou quantos dias faltam para o Natal, sugerindo que as pessoas comprem os presentes com a devida antecedência para que cheguem a tempo.

6. Recompense os seus clientes mais fiéis 

Porque não transformar-se em Pai Natal e recompensar os consumidores mais fiéis com ofertas exclusivas? 

Se o consumidor escolheu a sua marca para fazer as compras de Natal, agradeça com um pequeno brinde gratuito. Pode ser um cartão presente de 5€ ou o envio gratuito para compras acima de um determinado valor. Uma outra técnica é atribuir um desconto ao recomendar a marca a um amigo.

7. Aumente a experiência de consumo

O facto de não ser aconselhável ir às lojas ver e sentir os produtos com as nossas próprias mãos, deixa espaço para sermos mais criativos! Explore dinâmicas de realidade virtual, texturas ou faça vídeos com a sua recomendação de presentes da sua marca. Mostre como fica o seu produto enquadrado em diferentes ambientes ou divisões da casa até.

Esta experiência de consumo pode ainda tornar-se mais positiva com um atendimento personalizado durante o processo de compra. Incluir um cartão manuscrito a desejar boas festas pode ser um toque final muito agradável.

8. Divulgue a sua campanha de Natal

Use as redes sociais para divulgar a campanha de Natal. 

No Facebook, tire partido do feed, do messenger, das stories e dos anúncios.

No Instagram, mostre os seus produtos através de stories, reels ou carrosséis. 

Não se esqueça de acompanhar as suas publicações com hashtags relacionadas com os produtos, a marca e a época natalícia. Aproveite também para transmitir o feedback dos clientes para que inspire outros a escolher a sua marca. 

Mas atenção: utilizar as redes sociais exige rapidez de resposta, interação e, acima de tudo, um calendário de publicações já planeadas, criadas e agendadas. 

Também pode optar por meios de publicidade offline, tais como anúncios de rádio ou de televisão. Escolha os canais que melhor se enquadram na sua marca e que irão alcançar o seu público-alvo.

9. Aumente o desejo com email marketing

Independentemente dos métodos que optar para divulgar a sua marca, recomendamos a utilização do email marketing. Conseguiu obter o contacto dos clientes ao longo do ano? Então agora é uma excelente oportunidade para lhes enviar novidades, promoções ou informações como alterações de horário.

Só tem de os convencer a abrir o seu email e a clicar nele. Aproveite o espírito natalício e escreva um título criativo.

Realizar campanhas de natal pode ser um investimento exaustivo mas com possibilidades de retorno muito favoráveis. Se precisa de ajuda para implementar tudo isto, estamos cá para si. Faça o download da nossa apresentação e veja como podemos ajudar a sua marca.

Até já e, se não falarmos antes, boas festas!

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *