M

Trabalhamos na sombra, porque acreditamos que os protagonistas são as marcas que trabalhamos e não nós.

Isto é ser Social Ninjas.

Conecte-se connosco:
Fb Li In Tw Pin

Agência de Marketing | Social Ninjas

gestor de projeto

A importância de um gestor de projeto numa agência

O que faz um gestor de projeto numa agência? Quais as suas funções e responsabilidades? Que competências precisa de ter?
No meio de tantas dúvidas, uma coisa é certa: um gestor de projeto numa agência nunca pára e tem de estar sempre dois passos à frente para que tudo corra da melhor forma!

Gestor

Um gestor é aquele que gere mas, apesar desta definição parecer bastante simples, as várias funções desta posição não são assim tão fáceis de descrever.

O dia pode começar com a organização de diferentes prioridades, objetivos, timings e orçamentos consoante a informação e o contexto naquele momento. Contudo, na hora seguinte, os objetivos podem mudar, as prioridades também e tudo o resto precisa de ser readaptado. 

É neste contexto que ter um conhecimento transversal e competências como liderança e multitasking são extremamente valiosas. É necessário gerir a equipa, recursos financeiros, técnicos, tecnológicos enquanto as tarefas e subtarefas aumentam e diminuem a um ritmo constante.

Desta forma, o dia-a-dia de um gestor é um constante desafio, especialmente no momento de dar as boas vindas a um novo projeto.

Gestor de projeto 

Antes de decidir aceitar um novo projeto, cabe ao gestor de projeto analisar vários fatores e tomar a decisão final de aceitá-lo (ou não). A partir do momento em que o projeto é aceite, o gestor de projeto é o primeiro a abraçar a ideia, tanto emocionalmente como racionalmente. 

Exercer as funções inerentes à gestão de um projeto exige dedicação, sinceridade e empatia, sendo estas apenas algumas das características essenciais para conseguir receber um projeto de braços abertos.

Mas a parte emocional não se limita apenas ao entusiasmo inicial inerente a um novo projeto. Implica saber gerir expectativas e possíveis níveis de stress, assegurar uma comunicação eficaz e correta com o cliente e motivar todos os envolvidos a dar o seu melhor ao longo do projeto.

Por outro lado, é indispensável observar, delinear e adoptar uma perspectiva realista e racional para assegurar que é possível planear e executar o projeto. Ter experiência na área e saber como conjugar todos estes aspetos é também um fator extremamente relevante e que pode ser determinante para o sucesso do projeto.

Neste contexto, algumas das tarefas de um gestor de projeto são:  

  • Definir a melhor estratégia para atingir os objetivos;
  • Escolher a metodologia de gestão de projeto mais adequada;
  • Selecionar o público-alvo a alcançar;
  • Determinar o calendário e os prazos a cumprir;
  • Distribuir as tarefas;
  • Assegurar a qualidade de todos os resultados entregues;
  • Identificar possíveis riscos e imprevistos que possam aparecer.

 

Gestor de projeto numa agência

Todas as tarefas e competências já mencionadas fazem parte da missão de gerir um projeto. Mas ser gestor de projeto numa agência de marketing digital significa multiplicar todas essas tarefas e dividi-las por todos os projetos e marcas que uma agência tem em mãos. 

Não só é preciso gerir cada projeto da melhor forma, como também é necessário avaliar o volume de trabalho da agência, as diferentes prioridades e a interdependência das várias tarefas. Para tal, ser gestor de projeto numa agência significa ter capacidade de maximizar todos os recursos disponíveis, conseguir identificar facilmente os pontos fortes e os pontos fracos de toda a equipa bem como ter um conhecimento transversal de todas as áreas para aplicar as melhores práticas, corrigir e fazer todos os possíveis para alcançar o sucesso.

Pelo meio, também podem aparecer inúmeros imprevistos, novas ideias e alterações ao plano inicial pelo que cabe ao gestor de projeto supervisionar este processo de trabalho para encontrar as melhores soluções para todos os clientes e para a própria equipa. 

Em simultâneo, o gestor de projeto pode também ter a seu cargo a própria gestão interna da agência e respetivas funções de administração, controlo do orçamento global e de conjugar todos os timings e tarefas para que nenhum detalhe fique para trás. 

Desta forma, um bom gestor de projeto é, sem dúvida, uma das posições mais indispensáveis numa agência. Se gostaria de saber mais sobre como temos ajudado os nossos clientes, desde startups a marcas líderes mundiais, espreite o nosso portfólio e contacte-nos.

Publicar um comentário: